A segunda edição do Seminário da Bacia Hidrográfica do São Lourenço foi realizado em Juscimeira.

Por Iasmim Sousa

A equipe do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa) esteve presente no 2º Seminário da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro em Juscimeira. O evento foi realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e teve como objetivos discutir a conservação e os usos sustentáveis dos recursos hídricos da região.

Durante a abertura do seminário, a professora Eliana Rondon apresentou os panoramas da gestão do saneamento básico com foco na retomada do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município. O estudo é um dos 141 planos municipais que foram desenvolvidos por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso e que estão disponíveis no site do Niesa (www.niesa.ufmt.br) para leitura. 

Em seguida, Eliana falou a respeito dos modelos de saneamento que já vigoraram no estado ao longo do tempo e as novas perspectivas após a aprovação da Lei Estadual nº 11.976/2022 que cria as Unidades Regionais de Saneamento Básico (URSBs) em Mato Grosso. Para concluir, a professora apresentou um estudo a respeito dos possíveis arranjos intermunicipais para a regionalização do saneamento. 

“Foi uma troca de experiência importante com os membros do comitê, nós também discutimos sobre o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá que estamos desenvolvendo e do processo de colocar em licitação o plano para a bacia do Rio São Lourenço. A SEMA participou ativamente, a Secretaria de Recursos Hídricos falando da destinação, a gerente de outorga falando dos processos de outorga no município, sobre a qualidade de água superficial. Enfim, foi muito interessante”, ressaltou Eliana.

Na ocasião, o atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Carlos Eduardo Vasconcelos, destacou que Juscimeira já está mandando os seus resíduos sólidos para o aterro sanitário localizado em Rondonópolis, o que fortalece a política estadual de saneamento e que auxilia na consolidação dos blocos regionais criados a partir da nova legislação estadual.

Eliana ainda ressaltou que apesar dos problemas encontrados no município, os poços que abastecem a população de Juscimeira estão em uma área muito privilegiada na região do Aquífero de Furnas e que, por isso, atendem à necessidade hídrica.

Além da professora Eliana Rondon, os pesquisadores Gabriel Figueiredo de Moraes e Peter Zeilhofer também estiveram presentes no evento.  

A segunda edição do seminário ainda contou com o apoio do Centro de Pesquisa do Pantanal e da Prefeitura de Juscimeira.