Por Iasmim Sousa*

Os projetos desenvolvidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram apresentados no workshop Capacitação Planejamento em Saneamento, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento aconteceu no dia 19 de abril e contou com a presença de  profissionais das universidades federais do Pará (UFPA), de Viçosa (UFV), de Campina Grande (UFCG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Representando o NIESA, a professora Eliana Rondon compartilhou a experiência da UFMT na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) de 109 municípios de Mato Grosso, fruto da parceria entre a Universidade, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) por meio de um TED – Termo de Execução Descentralizada – e o Governo do Estado de Mato Grosso.

Para Eliana, o workshop foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências entre as universidades: “A participação neste evento foi muito importante porque contou com a presença e a experiência relatada de várias universidades que, assim como a UFMT, também receberam recursos da Funasa e realizaram os PMSBs. Em especial, a gente pode observar a atuação da Universidade Federal de Mato Grosso que teve um desafio muito grande. Afinal, foram elaborados 109 planos, todos para municípios com população inferior a 50 mil habitantes.”, ressaltou Eliana.

Uma outra iniciativa  do NIESA compartilhada no evento foi o “Acompanhamento da Implementação dos PMSBs”, projeto que contou com o financiamento do TCE, e tinha como objetivo verificar a execução dos PMSBs em 15 municípios de Mato Grosso. As atividades permitiram avançar para uma etapa de análise pós-plano, no entanto, os resultados obtidos demonstraram que os municípios que apresentaram um baixo nível de implementação das ações propostas.

Ao longo da capacitação, a professora também apresentou o desenvolvimento de outros estudos como o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso (PERS-MT) e o Plano de Recursos Hídricos da bacia do Alto Rio Cuiabá (UPG P4) – em fase de finalização.

O Observatório do Saneamento Ambiental de Mato Grosso foi destaque durante a apresentação dos projetos em andamento. Com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o Observatório possibilita que dados confiáveis sobre saneamento básico estejam disponíveis a todos, através de uma plataforma online. O projeto auxiliará na tomada de decisões por órgãos públicos e no acompanhamento dos serviços pela população.

*Assessoria de comunicação

Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa/UFMT)

https://niesa.ufmt.br/ | Facebook | Instagram | YouTube