Por Iasmim Sousa*
No dia 23 de maio, a equipe do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA) se reuniu com a empresa Águas Cuiabá – responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário da capital – e com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC) para estabelecer termo de cooperação técnica entre as instituições. O objetivo da parceria é facilitar o intercâmbio de informações a respeito do saneamento básico na capital.
De acordo com a advogada Fabíola Sampaio, pesquisadora associada ao NIESA, a cooperação técnica é um importante instrumento para garantir que os índices de saneamento básico sejam acompanhados de forma mais efetiva: “O NIESA, através da Universidade Federal do Mato Grosso, fez uma proposição de um termo de cooperação técnica com a Águas Cuiabá para compartilhar dados do saneamento básico na cidade de Cuiabá. Esse termo tem como objetivo viabilizar análises e pesquisas pelo NIESA, além de demonstrar o avanço dos serviços da empresa”, explicou a Fabíola.
Além do acompanhamento da atuação da Águas Cuiabá, a troca de dados pode auxiliar na construção de estudos comparativos e no próprio cumprimento do Marco Legal do Saneamento – que estabelece 2033 como prazo limite para universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Na reunião, a professora Eliana Rondon ainda destacou a importância da parceria para que o projeto Observatório do Saneamento de Mato Grosso seja alimentado com dados atualizados, confiáveis e validados para melhor direcionar iniciativas públicas.
Iniciativas de sucesso
A equipe do NIESA também divulgou, durante a ocasião, o Sistema de Gestão e Monitoramento Básico da Bacia do Rio Cuiabá, desenvolvido pelo NIESA, que acompanha 29 pontos localizados em sete municípios ao longo da bacia hidrográfica do Rio Cuiabá. O projeto – fruto da parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) – surgiu da necessidade de coletar dados precisos sobre os serviços de saneamento na região, especialmente de córregos e rios onde não havia quaisquer informações. Essa é uma das iniciativas que fundamentam ações de planejamento e gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso.
Nessa direção, a proposta de cooperação técnica entre a Águas Cuiabá e a ARSEC surge como mais uma possibilidade de ampliar a atuação da Universidade Federal de Mato Grosso por meio do NIESA, assim como garantir que o bem-estar social e ambiental seja atingido.
*Assessoria de comunicação
Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa/UFMT)