
Por Bruno Fernandes**
No dia 24 de junho representantes do Niesa apresentaram o estudo de caso “Análise crítica da efetividade de 5 concessões de saneamento em Mato Grosso” no 53° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que ocorreu em Caldas Novas, Goiás. O evento reuniu cerca de 3.000 pessoas, entre elas gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor de saneamento básico de todo o Brasil.
A Professora Eliana Beatriz Rondon, explica que para a elaboração do trabalho, foram analisadas as situações de cinco municípios: Poconé, Barra do Garças, Alta Floresta, Campo Verde e Sorriso. Eliana apresenta os resultados ressaltando que o cenário nestes locais é preocupante, mas os problemas comuns entre as cidades (escassez hídrica ocasional e falta de manutenção das redes) têm como origem as mesmas causas.
“Dentre os municípios que nós acompanhamos, é sabido que os problemas existem e que prejudicam a população. Mas a causa é principalmente atrelada à baixa adesão das entidades responsáveis pela execução dos planejamentos às políticas estabelecidas para os locais. Outro fator agravante é a baixa capacidade das instituições em lidar com os processos de concessão, desde a elaboração de editais até o monitoramento do controle e execução dos contratos feitos”, explica a pesquisadora.
Ciliane Carla Sella de Almeida, que também é responsável pela execução do projeto, ressalta que o estudo de caso é um produto que paralelamente auxilia o cenário da gestão hídrica mato grossense no eixo da coleta de dados e estudos de casos relacionados. Ciliane também explica que a participação do Niesa no congresso traz de lição uma nova visão para atuação da sanitária ambiental no estado.
“Mato Grosso precisa engajar a população na discussão sobre saneamento básico – que envolve água, esgoto, lixo e drenagem. Quando a sociedade entende os desafios dessa área, todos ganham: cidadãos, empresas e governo podem juntos encontrar soluções inovadoras que melhorem tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida da população”, finaliza Ciliane.
Ciliane reforça o compromisso do Niesa com a pesquisa e políticas públicas em saneamento básico após a participação no congresso. Como instituição reconhecida por sua atuação qualificada e parcerias estratégicas, planeja ampliar suas ações em três frentes: fortalecer a formação profissional através de cursos e pós-graduações; intensificar as colaborações interinstitucionais, especialmente em tecnologia da informação; e manter seu papel propositivo no desenvolvimento de soluções inovadoras para o saneamento, sempre com o apoio da UFMT e outras instituições parceiras. “Nosso lema é saneamento além do essencial”, conclui.