Por Iasmim Sousa*
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Rio Cuiabá divulgou o calendário para eleição de membros da próxima gestão. O processo eleitoral está aberto a representantes do poder público, entidades de ensino e pesquisa, usuários da bacia e organizações da sociedade civil. O período de inscrições vai até o dia 01 de junho de 2024.
As entidades interessadas em integrar o CBH Alto Rio Cuiabá deverão preencher o formulário disponibilizado no edital e enviar a inscrição através do e-mail surh@sema.mt.gov.br. Também é possível entregar a documentação presencialmente na sede da Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
Durante o processo de inscrição, é obrigatório a apresentação de documentos comprobatórios da atuação da entidade na região de abrangência do comitê. Portanto, nos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.
A publicação dos resultados está prevista para o dia 07 de junho. Já a posse dos membros eleitos será realizada no dia 07 de julho.
CBH Alto Rio Cuiabá
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá Margem Esquerda foi criado oficialmente em 14 de maio de 2015, mas passou a funcionar em 2017, com a posse da sua primeira diretoria. Em 2023, o CBH ampliou sua área de abrangência e ficou intitulado Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá.
Desde sua instauração, o CBH Alto Rio Cuiabá promove debates, consultas públicas e seminários sobre questões relacionadas à água. Além disso, esteve à frente da aprovação do Projeto de Elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica (PBH) do Alto Rio Cuiabá e é responsável, junto com a Sema, pela supervisão do Plano.
No último biênio, o comitê contou com uma equipe diversificada, composta pelas entidades participantes do CBH Alto Rio Cuiabá, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA/UFMT), atores estratégicos que vivem na bacia do rio Cuiabá, como indústrias, órgãos públicos, usuários de água e sociedade civil, para promover debates em seminários, webinares, audiências públicas, visando conhecer o Diagnóstico do Plano de Bacia do rio Cuiabá e sensibilizar pelo uso responsável do Rio Cuiabá.
Acesse o edital completo das eleições (AQUI).
*Assessoria de comunicação
Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa/UFMT)