A professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso, Gersina Nobre Carmo Cesarone, assumiu o cargo de coordenadora interina do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa) no último dia 10 de agosto. A mudança foi aprovada pelo conselho deliberativo.

Graduada em Engenharia Sanitária pela UFMT, mestre e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisadora atua desde 2012 como professora adjunta no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da UFMT campus Cuiabá.

Gersina Nobre também possui vasta experiência em estudos a respeito de temas como olfatometria, odor, odores, poluição atmosférica e tratamento de efluentes doméstico e industrial, além de já ter participado da primeira caracterização dos resíduos sólidos do estado de Mato Grosso, pesquisa desenvolvida juntamente com o professor Paulo Modesto, e do projeto de avaliação de resíduos da Lagoa Encantada, no CPA, em parceria com a professora Eliana Rondon.

Como coordenadora do Niesa, a professora pretende expandir a atuação do grupo e contribuir na construção do Observatório de Saneamento Ambiental de Mato Grosso, com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso.

“A intenção é contribuir e estou muito entusiasmada com os projetos desenvolvidos pelo núcleo, a intensão é gerar um maior engajamento dos professores que atuam na área de saneamento, com mais projetos, todos voltados para essa área de saneamento ambiental, que é o foco do nosso núcleo. Assumi o  Niesa, e comecei a coordenar também o projeto Observatório do Saneamento Ambiental do Estado de Mato Grosso, e estou me inteirando dos outros projetos que já estão em desenvolvimento com a professora Eliana Rondon”, destacou a coordenadora.

Em agradecimento ao professor Paulo Modesto Filho, que ficou à frente do Niesa pelos últimos anos, a equipe do Núcleo destacou a sua dedicação e empenho em conduzir as atividades. Sua contribuição foi de suma importância para o crescimento e reconhecimento do Núcleo ao longo dos anos.

Fonte: assessoria de imprensa do Niesa.