Na 5ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá – CBH Alto Cuiabá, realizada no dia 31 de outubro de 2025, às 14:00hs, de forma híbrida, no auditório da FIEMT – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, a Prof.ª Eliana Rondon apresentou a etapa Prognóstico do Plano de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá que está sendo elaborado pela equipe do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental – NIESA/UFMT.
Essa Apresentação teve como objetivo esclarecer questões técnicas para análise e parecer do Grupo de Acompanhamento do Projeto – GAP quanto ao Prognóstico mostrando a linha do tempo de elaboração do Plano, desde o início dos trabalhos, em setembro de 2019, quando ocorreu a primeira reunião oficial na sede da Promotoria, com a Promotora Maria Fernanda que apontou, na época, para a relevância da elaboração de um Plano de Bacia para a gestão dos recursos hídricos do rio Cuiabá.
Iniciados os trabalhos, o projeto seguiu com a aprovação do Termo de Referência, pela SEMA, aprovação do 1º produto – o Plano de Comunicação e Mobilização Social – PCMS em 2022; o 2º produto – o Diagnóstico que passou por 2 revisões; – o Prognóstico entregue em fevereiro de 2025 sofreu, no decorrer deste ano o 3º parecer e, na nesta data, ainda se encontra sem aprovação pela equipe da SEMA; o 4º produto do Plano – o Plano de Ações, já foi entregue nesta data e que a equipe do NIESA está trabalhando no 5º produto, o Enquadramento com previsão de entrega em 30 de novembro deste ano.
Também foram mostrados os diversos eventos e encontros de integração realizados ao longo do processo, envolvendo a equipe executora do NIESA, representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – MP/MT, representantes do Comitê de Bacia, membros do GAP e técnicos da SEMA, além dos gestores dos municípios da área de abrangência da bacia, que participaram das reuniões públicas aí realizadas fortalecendo a participação social e institucional durante a exposição do desenrolar do Projeto.
A reunião contou com a participação de membros do Comitê de Bacia, do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), da equipe técnica da SEMA, do Deputado Wilson Santos e das Promotoras de Justiça, Drª Ana Luiza Perteline e Drª Michelle Vilela, ambas do MP/MT instituição responsável pelo financiamento do projeto por meio do Banco de Apoio a Projetos e Entidades – BAPRE.
Destaca-se, na apresentação desse plano, a utilização da metodologia SWAT – Soil and Water Assessment Tool, um modelo hidrológico de base física (process-based model). O SWAT é amplamente empregado em estudos de bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, sendo também utilizado em pesquisas e Programas de Pós-Graduação da UFMT. Trata-se de um modelo recomendado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), pois permite representar o funcionamento real de uma bacia hidrográfica a partir de equações que descrevem processos físicos como infiltração, escoamento superficial, evapotranspiração, recarga do aquífero e qualidade da água.
O SWAT possibilita simular cenários futuros de uso e ocupação do solo, mudanças climáticas, impactos de práticas agrícolas e diferentes estratégias de gestão dos recursos hídricos, o que o torna uma ferramenta robusta para subsidiar o planejamento da bacia do rio Cuiabá.
A equipe do NIESA/UFMT prevê a entrega dos demais produtos referentes ao Enquadramento dos Corpos Hídricos, Sistema de Informações e Manual de Operação da Planilha (MOP) ao Comitê de Bacia Hidrográfica e ao GAP em dezembro de 2025, para encerrar o Plano. Essa etapa permitirá ao Comitê a realização das Audiências Públicas, assegurando à população da região da bacia do rio Cuiabá o acesso às informações do Plano para posterior participação no processo de gestão das águas.
O Plano de Bacia do Rio Cuiabá estará disponível para consulta pública no site: