Com o apoio do governo do Estado de Mato Grosso e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em dezembro de 2005, foram criados 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social.
O Consórcio do Alto do Rio Paraguai é formado pelos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Maringá, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Sapezal. Destaca-se que ainda faz parte deste consórcio o município de Tangará da Serra, que não foi contemplado no convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio do Vale do Rio Cuiabá é formado pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Dos 13 municípios do consórcio, apenas Cuiabá, Várzea Grande e Rosário Oeste não foram contemplados no convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio do Vale do Teles Pires é formado pelos municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e Alta Floresta. Dos 6 municípios do consórcio, apenas Alta Floresta não foi contemplado no convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio da Região Sul é formado pelos municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Antônio do Leste e São Pedro da Cipa. Destaca-se que os 2 maiores municípios deste consórcio – Rondonópolis e Primavera do Leste – não foram contemplados no convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio do Portal da Amazônia é formado pelos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Dos 11 integrantes do consórcio em tela, apenas Nova Guarita não foi contemplado no convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio do Alto Teles Pires é formado pelos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul. Destaca-se que Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã e Vera não fizeram parte do convênio SECID/FUNASA/UFMT.
O Consórcio do Vale do Guaporé é formado pelos municípios de Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Consórcio do Portal do Araguaia é formado pelos municípios de Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
O Consórcio do Araguaia é formado pelos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.
O Consórcio do Médio Araguaia é formado pelos municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.
O Consórcio do Norte Araguaia é formado pelos municípios de Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha e Vila Rica. Dos 7 municípios, 2 não fizeram parte deste convênio SECID/FUNASA/UFMT – São José do Xingu e Confresa.
O Consórcio da Nascente do Araguaia é formado pelos municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Guiratinga, Itiquira, São José do Povo e Tesouro.
O Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, formado pelos municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, não foi contemplado pelo convênio SECID/FUNASA/UFMT.