Nesta edição, a Semana Acadêmica comemora os 45 anos de criação do curso.

Entre os dias 09 e 11 de outubro, acontece a V Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental que comemora 45 anos da criação do curso e discute “Crise ambiental e os desafios da sociedade na busca da sustentabilidade”. O evento é realizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com o apoio do Niesa.

De acordo com a programação, acontecem palestras, debates e minicursos voltados para alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da área, com o objetivo de desenvolver uma visão integrada e atualizada sobre saneamento e meio ambiente.

Nesta quarta (11), a pesquisadora Beatriz dos Santos Sacramento participa da V Semana Acadêmica com a apresentação do banner “Caracterização física, química e biológica de 12 pontos dos córregos urbanos nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande por um ciclo hídrico”, pesquisa realizada pelo Núcleo entre agosto de 2022 e julho de 2023.

Também atuaram no estudo a prof. Drª Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH/UFMT), a estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental, Andreza Arcanjo Puger e os pesquisadores José Álvaro da Silva, Viktor Antal Stringhini e Gabriel Figueiredo de Moraes.

“A gente escolheu Cuiabá e Várzea Grande por estarem mais próximas do campus da Universidade, então, acabam sendo as cidades mais conhecidas e populosas daqui de Mato Grosso. Assim como outras do estado, elas sofrem com a sazonalidade climática, tendo os períodos de seca e chuva bem delimitados. Além disso, os dois municípios tiveram um crescimento rápido, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014, e a drenagem não comportou tão bem esse crescimento, o que acabou poluindo muito os córregos urbanos da região. Dessa forma, a ideia do trabalho é comparar como os períodos de seca e chuva interferem na qualidade de 12 córregos da região metropolitana”, explicou Beatriz.

A atual coordenadora do Niesa, prof. Drª Gersina Nobre Carmo Cesarone, integra a equipe de coordenação do evento, juntamente com os professores doutores Danila Soares Caixeta, Jhonatan Barbosa da Silva, Cristiano Gabriel Persch, Rafael Pedrollo de Paes, Eduardo Beraldo de Morais, Eloá Cristina Pelegrino, Amanda Alcaide Fukumoto, Tadeu José Figueiredo Latorraca e Amanda Finger. Além da técnica doutora Thaís Xavier de Lima, responsável pela estrutura do evento.

Para Gersina, a Semana Acadêmica promove a troca de experiências científicas entre a comunidade estudantil e profissional.

“Isso possibilita aos participantes discussões, debates, questionamentos, contribuições técnicas e científicas nas diversas instituições das áreas da Engenharia Sanitária e Ambiental. A partir dessa proposta, pretende-se com essa semana acadêmica, promover o desenvolvimento sustentável no estado do Mato Grosso através da pesquisa e da inovação tecnológica”, disse a professora.

A expectativa é que estejam reunidos aproximadamente 250 participantes ao longo dos três dias. Para mais informações, é possível acessar o perfil @vdesaufmt.

Veja a programação completa:

09 de outubro

17:30 – 18:30 Recepção e entrega do material;

18:30 – 19:00 Abertura: UFMT em Cordas; Solenidade com Autoridades da UFMT e Convidados;

19:00-19:40 Palestra: Empreendedorismo Sustentável: Como Equilibrar Lucro e Responsabilidade Socioambiental? Palestrante: Nager Castilho Amui SEBRAE/MT;

19:40 – 20:20 Palestra: Energias do Futuro Palestrante: Carlos Filipe da Silva Santos (Rio Energy);

20:20 – 21:00 Palestra: Geração de Energia Hidrelétrica Sustentável e Conceitos sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN) Palestrante: Claudecir Rausis Ferreira (ENGIE Brasil);

21:00 – 21:30 Coquetel.

10 de outubro

18:30 – 19:00 Palestra: ART, AESA e Ética Palestrante: CREA/MT;

19:00 – 19:40 Palestra: Resíduos Sólidos: o Grande Desafio? Palestrante: Dra. Juliana Ferreira da Silva (Universidade Federal de Minas Gerais);

19:40 – 20:20 Palestra: O Papel do Saneamento no Combate à Poluição Hídrica em Cuiabá Palestrante: MSc. Bruna Assis Paim dos Santos;

20:20 – 21:00 Palestra: Exposição aos Agrotóxicos e Consequências à Saúde Humana e Ambiental Palestrante: Dra. Marcia L. Montanari Corrêa (Universidade Federal de Mato Grosso)

21:00 – 21:30 Coffe Break.

11 de outubro

18:30 – 19:30 Amostra Científica Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental:

19h30 – 20h00 Palestra: Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Pantanal Mato-grossense. Palestrante: MSc. Samir Curi (Incra);

20h00 – 20h40 Palestra: Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos – Desafios e Perspectivas Futuras. Palestrante: Dra. Eloá Cristina Figueirinha Pelegrino (ESA/UFMT); Dr. Ibraim Fantin (PPGRH/UFMT).

20:40 – 21:00 Lançamento da Logomarca e Entrega de Premiação;

21:00 – 21:30 Encerramento: Prof. Dr. Prof. Jhonatan Barbosa Silva; Prof. Dra. Gersina Nobre Carmo Cesarone e Prof. Dra. Eloá Cristina Figueirinha Pelegrino.

Coquetel

Fonte: assessoria de imprensa do Niesa.